Inteligência Artificial do google, supera médicos na detecção do cancro da mama

Um programa de inteligência artificial da Google é capaz de detectar o cancro da mama com maior precisão e rapidez do que os especialistas. É o que sugere um novo estudo conduzido pela companhia de Mountain VIew, publicado na revista cientifica Nature, na passada Quarta-feira.
No estudo, que teve a participação de investigadores do Google Health e da imperial College London, o grupo criou e treinou um modelo de IA para analisar um conjunto de mamografia com mais de 25 mulheres britânicas e mais de 3 mil americanas, todas elas não identificadas.


Em comparação com o trabalho dos médicos, o algoritmo em questão conseguiu reduzir o numero de falsos positivos em 5,7% nos dados referentes às mulheres dos EUA e em 1,2% nas britânicas. No caso dos falsos negativos, o resultado foi ainda melhor, com a redução de 9,4% nos Estados Unidos, e 2,7 no Reino Unido.

Segundo o estudo, a inteligência artificial teve acesso apenas às imagens de Raio-X do peito das pacientes, enquanto os especialistas, que trabalham em dupla na hora do diagnóstico, tinham todo o histórico das mulheres à disposição, incluindo exames anteriores, conseguindo mostrar assim, todo o poder de analise do sistema.

Deixe um comentário