Dubai inaugura o maior prédio que foi construído com uma Impressora 3D

Se já é possível construir foguetões em impressoras 3D, por que não prédios? Pois o maior a ser completamente erguido no local foi inaugurado no Dubai, nos Emirates Árabes (não é o mais alto: o recorde é um prédio de apartamentos de cinco andares, na China, onde peças foram impressas numa fábrica e só depois levadas para o local da construção).

O edifício de dois andares, encomendado à empresa americana Apis Cor, é o primeiro de muitos: a Câmara Municipal do Dubai espera que, até 2030, 25% de todas as construções da cidade sejam criadas através da impressão 3D. O prédio irá servir de escritórios para a administração municipal.

O prédio começou a ser erguido de maneira convencional, ou seja, as fundações foram feitas com misturas de cimento; só depois a impressora 3D começou a criar as paredes. Cada uma é formada por um conjunto de duas folhas, com um padrão em ziguezague entre elas. Os espaços são preenchidos seguidamente com varões e cimento comum. Finalizada esta etapa, os trabalhadores fazem o telhado, o corte de espaços para janelas e as instalações eléctricas e hidráulicas.

Deixe um comentário