Cientistas recriam voz de múmia com mais de 3 mil anos

um grupo de cientistas conseguiu recriar a voz de uma múmia egípcia com mais de 3000 anos.O estudo publicado na semana passada na revista Scientific Reports mostrou que os mortos, afinal, podem falar.

Para recuperar a voz de Nesyamun,a múmia em questão, os cientistas fizeram uma tomografia computorizada no corpo. Isso permitiu que pudessem criar um modelo de trato vocal em 3D.
São as diferenças no trato vocal e no formato do espaço que vai da laringe à cavidade nasal que produzem as características da voz de cada pessoa.

Som da voz da múmia

Após esta etapa, os cientistas fizeram o mesmo com as vias aéreas da múmia e conectaram ambos os moldes numa laringite electrónica – que funciona como uma espécie de fonte para vozes artificiais. Apesar de breve, o áudio gerado pelo estudo representa uma amostra de como Nesyamun um falava há 300.000 anos atrás.

Deixe um comentário